terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mescla de vermelho e rosa é a tendência de cor para 2012


O próximo ano será radiante, segundo o Colour Futures, estudo de cores da multinacional holandesa Akzo Nobel. Eleita cor do ano, a Chá Dançante está um passo atrás do vermelho e se mistura com o laranja e o rosa, de acordo com a Tintas Coral.

Chá dançante é a aposta para o próximo ano
Chá Dançante é a aposta de cor para o próximo ano da Tintas Coral

















"É uma cor marcante, mas nem por isso restritiva. Para quem gosta de ousar, pode ser uma tonalidade muito versátil", analisa a arquiteta Mariana Cecchini.
O tema por trás da decisão foi "possibilidades"; a inspiração e o otimismo diante das novas oportunidades, segundo o estudo.
"O tom coral é vibrante e consegue traduzir corretamente esses estímulos", acredita a arquiteta Luciana Tomás.
As cores que compõem a paleta de 2012 combinam tons encorpados com neutros elegantes. Os tons pastel se apresentam mais suaves, em contraposição às vigorosas nuances apontadas na paleta de 2011.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Arquitetura com arte


Pós-moderno. Esse é conceito que move os projetos da arquiteta iraquiana Zara Hadid – que, a partir de Londres, onde mora, embeleza várias partes do mundo com suas criações. Só para citar alguns exemplos, ela tem obras nos Estados Unidos, Itália, Espanha, Alemanha, China e Abu Dabi, a capital dos Emirados Árabes. Todos levam a sua marca: arrojo, leveza, recortes, tudo enfim como se ela, ao sentar em frente à prancheta, não seguisse as regras mais elementares da arquitetura. Só que ela, é claro, segue. A questão é que faz das regras um aliado para inovar. O reconhecimento a seu trabalho, que supera os limites e passa pela arte, foi coroado com o fato de ter sido a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker – uma espécie de Prêmio Nobel da Arquitetura.
E o que é pós-moderno? Bom, numa tradução rápida, é o que o próprio termo sugere: algo ainda mais moderno que o moderno. Futurista. Para facilitar o entendimento, os projetos de Zara têm certa relação com o da Ópera de Sydney, uma espetacular construção na Baía de Sydney, na Austrália, do dinamarquês Jorn Utzon, e o do Museu de Arte Contemporânea de Niterói, outra magnífica obra, esta do brasileiríssimo Oscar Niemeyer.
Um dos trabalhos mais notáveis de Zara é a estrada de ferro Nordpark Cable, em Innsbruck, no oeste da Áustria – cidade cortada pelo rio Inn, e daí vem seu nome. Repleta de montanhas, é um local de muito frio. Tanto que foi por duas vezes sede das Olimpíadas de Inverno, em 1964 e 1976. A estação, inaugurada em 2007, virou um marco de Innsbruck, e da arquitetura mundial. “A estrada de ferro reflete o compromisso contínuo da cidade para os mais altos padrões de arquitetura e alarga as fronteiras do design e tecnologia de construção”, diz Zara a respeito da própria obra.
Com 1,8 km de comprimento, a Nordpark tem, no total do complexo, quatro estações – e ainda uma ponte estaiada sobre o rio Inn. O projeto se adapta às condições específicas de cada estação mas, no todo, mantém a linguagem usada pela arquiteta, que remete à fluidez.
Basta olhar as fotos para perceber o design flexível utilizado por Zara neste projeto. Os materiais empregados na obra também contribuem para deixar o complexo mais atraente. Telhados de vidro, por exemplo, dão leveza à base de concreto – concreto, diga-se, usado de forma bastante elástica, com curvas e elipses que geram movimento ao conjunto. Novos métodos de produção também surpreendem. A arquiteta usou até tecnologia da indústria de carros para criar a estética aerodinâmica de cada estação.

Escritório merece decoração que alie conforto e funcionalidade sem esquecer da beleza

As prateleiras do home office ostentam elementos decorativos e livros bem organizados. O lugar é ideal para quem tem arquivos digitalizados, já que os espaços para arquivar documentos são pouco explorados. Projeto de Yeda Garcia (Edgard Cesar/Divulgação)
As prateleiras do home office ostentam elementos decorativos e livros bem organizados. O lugar é ideal para quem tem arquivos digitalizados, já que os espaços para arquivar documentos são pouco explorados. Projeto de Yeda Garcia
O ambiente de trabalho exige praticidade, conforto e organização. Muitas vezes, gasta-se mais tempo no escritório do que em casa. Por isso, além de favorecer a concentração, o local precisa ser agradável. As escolhas certas aliadas ao toque de bom gosto podem ser suficientes para promover bem-estar e boa execução das tarefas. De acordo com a arquiteta Yeda Garcia, a decoração deve representar as ações desempenhadas por cada empresa ou profissional. “Um escritório de advocacia, por exemplo, precisa de elementos mais sóbrios para transmitir confiança e solidez. Uma empresa de tecnologia da informação pode ter um ar mais leve, moderno e contemporâneo.”

A organização é primordial tanto para garantir a agilidade do trabalho quanto para receber clientes. A arquiteta Larissa Dias recomenda gavetas com pastas suspensas para os documentos, além de estantes com espaços abertos e fechados para deixar à mostra somente os elementos mais bonitos. Os móveis e os objetos precisam estar dispostos de maneira acessível, evitando, assim, que a pessoa levante várias vezes para consultar um documento ou atender a uma ligação.

O conforto é garantido com bancada larga, que comporte o teclado do computador e proporcione um apoio mais ergonômico ao digitar. A escolha da cadeira é pessoal, mas a dica é optar por uma confortável e com boa ventilação, como as de tela. A iluminação deve ser difusa e bem distribuída, o ideal é mesclar luz fria (lâmpadas fluorescentes) e luz quente.

Larissa Dias alerta para o excesso de elementos decorativos nas estantes e para a exposição de porta-retratos. “A estante pode causar uma poluição visual e distrair o profissional, por isso é bom ficar atrás da mesa. Os porta-retratos têm um tom pessoal, então é importante pensar se eles realmente precisam fazer parte de um ambiente em que circulam pessoas desconhecidas.”


SEM SAIR DE CASA
Escritórios residenciais, os home offices, passaram de depósito de entulho a um espaço funcional. São ambientes onde a rotina é mais flexível e o ritmo de trabalho pode ser menos estressante. “A configuração da casa mudou muito nos últimos anos e o escritório deixou de ser secundário. É possível trabalhar, conectado com o resto do mundo, sem sair do conforto residencial”, explica a arquiteta Yeda Garcia. Com o uso crescente dos computadores, os arquivos são armazenados digitalmente e o espaço antes destinado aos montes de papéis pode ser usado para outras finalidades. “Com os arquivos digitais, é possível montar um escritório muito prático em um espaço reduzido. Mas, mesmo em casa, é importante mantê-lo sempre organizado.”


PARA NÃO ERRAR
 
Para receber clientes, é importante optar por uma decoração que transmita os valores e a identidade da empresa.

Gavetas com pastas suspensas mantêm os arquivos organizados e economizam espaço.

Estantes com espaços abertos e fechados deixam à mostra somente os elementos visualmente agradáveis.

O computador precisa estar em uma posição em que não haja reflexos; o teclado deve estar apoiado em cima da bancada, de maneira ergonômica.

Para ambientes de longa permanência, bancadas de vidro e madeira devem ser evitadas. O vidro fica sujo, cheio de marcas, e a madeira arranha facilmente. Uma boa opção são as bancadas de pedra, em cores claras.

A mescla de luzes frias e quentes é ideal para não prejudicar a visão.

A cadeira deve ser confortável, feita de materiais que não favoreçam o calor e, se possível, ventilada.

Em casa ou na empresa, é fundamental manter o ambiente sempre limpo, organizado e confortável.