segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Especialista dá dicas para preparar a casa para a primavera e colorir o ambiente


Inicia-se o mês de setembro e, com ele, as expectativas para a estação mais colorida do ano, a primavera. Para quem gosta de cuidar da casa, esta é a ocasião ideal para renovar os ambientes, deixando o lar mais alegre. O arquiteto e urbanista Fabrício Forg dá algumas dicas para tornar sua casa mais aconchegante na temporada das flores.

O principal símbolo da primavera não pode ficar de fora do seu novo projeto de decoração. Espalhe flores pela casa, customizando recipientes como copos, taças e sopeiras, por exemplo, de acordo com a sua criatividade. 
Para os mais empenhados em mudar o visual da casa, a sugestão é aplicar papéis de parede com estampas florais, que são facilmente encontrados em lojas de construção e lojas especializadas.

Outra dica é trazer o colorido da primavera para dentro da casa. Pinte as paredes, ouse nas cores, encha a sua casa de diferentes tons para dar vida aos ambientes. As empresas de tintas possuem diversos métodos para harmonizar cores, criando combinações inusitadas que podem variar de suaves a impactantes. 

Mas o morador que optar por mudar as cores de sua casa toda ou apenas de uma parede deve sempre identificar qual a cor que irá predominar na decoração. “Para isso, deve-se analisar os objetos já existentes no ambiente e quais são as cores predominantes”, explica Forg. 

Para os menos ousados, a dica é deixar sua marca em pequenos detalhes, espalhados pela casa. “Um projeto decorativo não é feito só de grandes intervenções, mas, por vezes, são os detalhes que realmente fazem a diferença”, explica o profissional. Ele sugere decorar os sofás com novas almofadas e indica que se opte por cores e estampas diferentes, harmonizando as cores entre elas.

Na primavera, é necessário garantir que as flores cresçam belas e duradouras. Observar qual deve ser a iluminação correta para cada tipo de planta ajuda a mantê-las fortes. A iluminação adequada também favorece o ambiente, trazendo luz para dentro de casa e ressaltando os objetos. 
Além da iluminação natural, faça uma revisão na iluminação dos ambientes da casa, troque as lâmpadas queimadas e, se for preciso, inclua luminárias decorativas nos cantos mais escuros. Dê uma atenção especial também á cozinha, e deixa-a bem clara e iluminada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário